Sou um dependente de amor e sexo?

Para nós, membros de D.A.S.A., a dependência de amor e sexo é uma doença progressiva que não pode ser curada, mas, como várias outras doenças, pode ser detida. Ela pode tomar várias formas - incluindo, sem limitar-se, uma necessidade compulsiva por sexo, dependência extrema por outra pessoa (ou várias), e/ou preocupação crônica com romance, flerte, sedução ou fantasia.

Existe um padrão obsessivo/compulsivo, seja sexual ou emocional (ou ambos), em relacionamentos ou atividades que progressivamente se tornam destrutivas para a carreira profissional, família, senso de auto respeito. Por ser uma doença progressiva, pode levar a consequências cada vez piores se não for tratada a tempo.

Antes de vir para o D.A.S.A., muitos dependentes de amor e sexo se consideravam párias sociais, pervertidos ou apenas fracos. Outros ainda sentem que só estavam perseguindo o que era de seu direito. Eles se sentem com permissão à auto complacência.

Outros de nós praticavam uma recusa absoluta em estabelecer relações de intimidade. Chamamos este padrão de Anorexia. Tal como a anorexia alimentar, na dependência de amor e sexo a entendemos como uma recusa compulsiva de receber nutrição social, sexual e afetiva. Mesmo que na superfície tudo pareça normal, a Anorexia se caracteriza como uma dependência ativa: consiste em não fazer algo, não fazê-lo e não fazê-lo.

A experiência do D.A.S.A., é que os dependentes de amor e sexo são pessoas doentes que podem se recuperar se seguirem um programa simples de recuperação que se mostrou válido para muitos homens e mulheres com a mesma doença.

Nós em D.A.S.A. sabemos disso por experiência própria e temos certeza, também por experiência própria, de que a recuperação pode ser conseguida através da prática de nosso programa de Doze Passos, o mesmo usado em Alcoólicos Anônimos, adaptado para o D.A.S.A.

Você pode estabelecer um diagnóstico mais aprofundado de sua doença de amor e sexo frequentando nossas reuniões, e estudando os folhetos “40 Perguntas para o Autodiagnóstico” e “Anorexia”. Também pode consultar o folheto O que é D.A.S.A. que completa os “Folhetos para Ingressantes” de D.A.S.A. no Brasil.

(Este texto não representa a opinião de D.A.S.A., mas foi escrito com base nos folhetos “40 Perguntas para o Autodiagnostico” e “Anorexia”)

VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ

O único requisito para se tornar membro de D.A.S.A. é o desejo de parar de praticar um padrão de dependência de amor e sexo.

ENCONTRE MAIS SOBRE D.A.S.A.

Junta Mundial de D.A.S.A. – Fellowship-Wide Services – www.slaafws.org

Outros sites relacionados

D.A.S.A Rio de Janeiro - http://dasariodejaneiro.com.br
D.A.S.A Curitiba - http://dasacuritiba.com.br
D.A.S.A. São Paulowww.dasa-sp.org

D.A.S.A. Rio Grande do Sul
Porto Alegre: Grupo D.A.S.A. Porto Alegre (24 anos) - Av. Independência 993 (Cruz Vermelha Brasileira), térreo, fundos, sala 2, bairro Independência. Aos sábados, das 16h:15min às 18h:15min.
Porto Alegre: Grupo D.A.S.A. Honestidade (7 anos) - Av. Goethe 200 (Escola Uruguai), térreo, sala 13, Parque Moinhos de Vento. Às quartas-feiras, das 19h:30min às 21:15min.
Canoas: Grupo D.A.S.A. Abstinência (3 anos) - Rua Coronel Vicente 163 (ao lado da UBS Santa Isabel), térreo, fundos, sala da Pacto, bairro Centro. Quinzenal, 2ª e 4ª segundas-feiras, das 20h às 22h.
Caxias do Sul: Grupo D.A.S.A. Caxias do Sul (1 ano) - Av. Rubem Bento Alves, 3885, térreo, (frente à Guinchos Caxiense), bairro São José. Às quintas-feiras, das 20h às 21h:30min.
CONTATOS: dasaportoalegre@bol.com.br (Porto Alegre e Canoas) e dasacaxias@bol.com.br (Caxias do Sul)."